Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes
Embora Levoplant™ seja seguro para quase todas as mulheres, pode haver algumas contraindicações para a utilização de implantes contracetivos, tal como ter antecedentes de cancro da mama. Confirme com o seu médico que os implantes contracetivos são uma solução adequada para si. Pode consultar aqui todas as contraindicações para os implantes contracetivos Levoplant™.
Levoplant™ é um conjunto de dois pequenos bastonetes que a protegem contra uma gravidez – são extremamente seguros e têm uma eficácia de 99 %. Levoplant™ é inserido subdermicamente no seu braço e liberta uma hormona, levonorgestrel, levonorgestrel que impede a gravidez.
Ambos são procedimento muito rápidos que demoram menos de 10 minutos. Basicamente, um profissional de saúde (normalmente uma enfermeira ou o seu médico) irá inseri-lo subdermicamente sob a pele do seu braço. Não é necessário anestesia geral, apenas local. Após a inspeção, não precisa de nenhuma consulta de controlo antes da remoção 3 anos depois, a menos que suspeite que está grávida.
Tal como em qualquer outro implante, isso pode acontecer. Contudo, é extremamente raro. Em caso de dúvida, contacte o seu médico.
Após a inserção de Levoplant™, a maioria das mulheres terão menstruações menos abundantes que normalmente desaparecem. Algumas mulheres continuarão a ter a menstruação, enquanto outras deixarão de ter o período após 1 ano de utilização; em muitos menos casos, as mulheres podem ter hemorragias mais abundantes, mas, geralmente, isso acontece a curto prazo.
Os implantes podem provocar oscilações de humor temporárias nos primeiros meses, mas muito raramente podem ser associadas a depressão. Se acha que o implante está a afetar a sua saúde mental, consulte o seu médico.
Tal como outros métodos contracetivos , os implantes poderão reduzir o risco global de cancro numa mulher. Poderá existir um risco muito reduzido de cancro da mama, mas o risco global de cancro da mama em mulheres que utilizam contraceção hormonal é muito baixo. As mulheres podem reduzir o risco de cancro da mama se praticarem mais exercício físico, limitarem o consumo de álcool e amamentarem. (fonte: American College of Obstetrics and Gynecology 2022)
Tal como qualquer contracetivo hormonal, o aumento de peso é um efeito secundário possível. Contudo, não existe qualquer contraindicação para a utilização de Levoplant™ para mulheres com um IMC (Índice de Massa Corporal) mais elevado. Se for mais elevado, existe uma possibilidade de o Levoplant™ perder ligeiramente a eficácia ao longo da sua utilização. Por precaução, as mulheres com mais 80 kg poderão ter de substituir os seus implantes mais cedo.